sexta-feira, 26 de agosto de 2011

...E o período do "terror" se aproxima do fim...

Para uma mulher que sonha com a maternidade, e principalmente para aquelas que já passaram por alguma perda, nada é mais angustiante do que passar pelo temível primeiro trimestre de gestação. Esse período é crítico em relação aos cuidados, pois o desenvolvimento do bebê está muito vulnerável a fatores externos. Qualquer esforço físico, qualquer abalo emocional, qualquer medicamento que se tome, etc., podem prejudicar a formação da criança, ocasionando, muitas vezes, o aborto. É neste período também que podem ocorrer as malformações congênitas, o que também pode acarretar a perda do bebê, uma vez que, tendo algum órgão malformado, a vida dele pode não evoluir, interrompendo-se assim sua geração. Ah, sem contar, é claro, que é este o período dos enjôos, azia, sono e cansaço excessivos, e por aí vai. O organismo da mulher está se habituando aos hormônios da gravidez, e até se habituar com eles, lá se vão 3 meses.
Pois bem, para mim, este período está chegando ao fim. Depois de amanhã, domingo (28/08), completo 12 semanas de gestação, e o medo do aborto espontâneo e o mal-estar estão indo embora, e isto está me deixando menos tensa e muito, muito mais feliz!!!
Imagem de ecografia em 4D de um feto com 12 semanas.

Um comentário:

  1. Ola, estou iniciando minha 12ª semana de gestação. Estou a procura de amigas para compartilhar e aprender mais sobre nossa fase da minha vida, a de SER MAE! estou te seguindo....
    Meu blog é www.docesonho2012.blogspot.com.br te aguardo lá. beijinhos meu e do meu bebê!!!

    ResponderExcluir